Sensembow

Jovem grupo dedicado a Música Brasileira de Câmara (envolvendo também eletroacústica/multimeios) que se materializa em diversas formações instrumentais. Tem como principal objetivo estimular jovens músicos a criar e interpretar obras contemporâneas, além de desenvolver pesquisa sobre os aspectos poéticos de compositores brasileiros.

Fotos - Concerto Cubo Negro

Concerto de abertura


Paulo Cesar Teixeira (flauta), Grazielle Louzada (sax soprano), Daniel Baier (vibrafone), Carmo Dalence (trompete) e Jasson André (sax alto)


performance com Tatiana Wonsik






Daniel Baier (solista)








Niger Ortega (clarinete)

Carmo Dalence (trompete)



 Luciano Campbell (guitarra)









Exposição “Cubo Negro” começa hoje com Música e Performances

A exposição “Cubo Negro” do artista Herê Fonseca será aberta hoje (07/04) no Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Permanece aberta até 14 de maio e os horários de visitação são das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda-feira a sexta-feira. 

Os organizadores informam da possibilidade de agendar visitas comantecedência em horários alternativos. A proposta da exibição é a instalação de um cubo de 2,20 m no meio da galeria, com desenhos em preto sobre papel branco, que poderão ser observados, no interior do cubo, por meio de lanternas.

o artista Herê Fonseca

Pintor e escultor. Herê Fonseca nasceu em Alfenas, Minas Gerais, residiu no Rio de Janeiro e em Piracicaba, São Paulo e atualmente vive em Cuiabá, Mato Grosso. Formado em Artes Plásticas, com licenciatura em Educação Artística – Tatuí - São Paulo. Cursos de Aperfeiçoamento: na Universidat Politecnica de Catalunya, Arte Cidade  Barcelona-Espanha; O exercício e a compreensão das Artes Plásticas Contemporâneas na Pinacoteca Miguel Dutra em Piracicaba, SP. Foi selecionado e catalogado pelo Mapa Cultural Paulista com a obra Defesa, exposta na Sala São Paulo da Estação Julio Prestes em São Paulo. Selecionado para o 6º SAPC, Salão de Artes Plásticas de Cerquilho, SP na modalidade pintura. Realizou várias exposições individuais, entre elas: Garatujas ao vento(esculturas espaciais) Casa do Povoador e no Centro Cultural da Rua do Porto em Piracicaba, SP. Ensaios (pinturas) e Aéreas (esculturas) na Galeria da Universidade Metodista de Piracicaba; Suspensões no Espaço Aquário em Votorantim, São Paulo; Oscilações no SESC Arsenal, em Cuiabá; Trilhas dos Traços no MISC- Museu da Imagem e do Som em Cuiabá; Oscilações, esculturas em movimento na Galeria da Casa de Cultura da América Latina em Brasília.  Participou de várias exposições coletivas e do projeto Pisca de educação ambiental pelo qual recebeu menção honrosa na Câmara dos vereadores de Piracicaba. Participou do projeto Porto à deriva e  de Intervenções artísticas no espaço da UFMT em Cuiabá. É professor de Educação Artística.

Hoje, na abertura, às 20h, haverá uma performance com Tatiana Wonsik Joseph, doutora em dança, formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que fez uma pesquisa sobre o gestual (modalidade visual espacial). Sua apresentação tem relação com a exposição “cubo negro”. Tatiana Joseph está no oitavo mês de gestação e acrescenta que “a minha gravidez fará a apresentação, mais ilustrativa”. No mesmo dia, haverá uma apresentação do grupo Sensembow, composto por alunos da UFMT. No seu repertório estão inclusas um quarteto de sopros de autoria de Jasson André e uma peça para grupo de câmara e eletrônica de Luciano Campbell. 

concerto de abertura com o Sensembow

A organização das apresentações é do artista Herê Fonseca; da curadora Ludmila Brandão e tem organização geral de Maria Thereza Azevedo; produção de Aliana Camargo e fotos de Rosano Mauro. Os textos são de responsabilidade de Enock Sacramento, Wagner Barja e Ludmila Brandão e a arte do catálogo é de Daniel Guazina. A montagem de cenário tem o apoio de Maurício Oliveira e das estagiárias Camila Castilho e Emanuelle Miranda. A música da instalação fica a cargo de Luciano Campbell e o concerto de abertura com o grupo Sensembow, os registros em vídeo, de Cristiano Costa. Participam ainda da produção, o cenotécnico Luiz Antônio Pinto e a aderecista Antonina Cajango. 

O projeto tem o apoio da UFMT e da Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso. Para mais Informações e visitas com agendamento telefone para 3615.8355. O blog do artista também traz informações complementares (www.herefonseca.wordpress.com). 

(com assessoria)
Da Redação
Fonte:  http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=390865

outras fontes:  Gazeta Digital
                      24 Horas news
                      Portal da UFMT
                      Meu Palco
                      Coisas de Mato Grosso
                      RMTonline (TV Centro América)
                      Hipernotícias
 

Sinnembogen Sensemaking

em fase de construção !!